segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Arte Sequencial e a Mente Abstrata

ARTE SEQUENCIAL E MENTE ABSTRATA



Alguns dirão que a arte seqüencial é para mentes simples ou despreparadas.
Não quero rebater tal argumento com a alegação de sua difusão não só nos meios de comunicação como educativos, culturais e artísticos de países tais como Japão, França, Bélgica, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, etc., o que é um fato, porque seria mero argumento de autoridade.
A fácil penetração da arte seqüencial em mentes infantis, se deve a razão destas possuírem mentes mais fluídicas e abstratas.
Desde temos imemoriais, o homem tenta transmitir suas verdades (história, contos, idéias) por imagens ou ideogramas.
Isto se dá porque a idéia ultrapassa as palavras e a linguagem (quem estudou tal questão sabe), é mais do que a verbalização ou manifestação via verbetes, mas é gestual, tonal, ideográfica, etc.
A idéia, que é abstrata, não pode ser transmitida, em sua íntegra pela palavra cunhada sobre o papel, mas a imagem, o símbolo em seqüência, muitas vezes agregado à palavra pode.
Daí que somente uma mente alerta, ágil e criativa pode compreender, em profundidade esta forma de expressão.
Um exemplo claro da linguagem e sua formas, fora da arte seqüencial, encontra-se na filmografia de Chaplin, que era compreendido na sua expressão lingüística e idearia, em profundidade, prescindido da palavra.
A mente alerta, adaptada à arte e nela se aprofundando, compreendia a essência da mensagem, de âmago para âmago.
Assim é a arte seqüencial em profundidade, pois é também melhor compreendida e permite maior alcance á mente abstrata do que a que se assenta na concretitude.
É uma forma pura e profunda de penetrar nas mentes e corações humanos.



                                                                        Swami Satyananda

2 comentários:

  1. O alfabeto Libras é um exemplo de arte sequencial que acredito que possa desenvolver a mente abstrata, apesar de que não sei me expressar ou comunicar através desse meio de comunicação não verbal. O que você acha dessa observação?

    ResponderExcluir
  2. Eu disse no texto que a mente abstrata pode ser desenvolvida?

    ResponderExcluir