quarta-feira, 13 de março de 2013

HUMILDADE, SIMPLICIDADE E O HUMILHAR-SE


HUMILDADE, SIMPLICIDADE E O “HUMILHAR-SE

“Bem aventurados os humildes, pois deles será o reino dos céus” (Mateus 5:3)
“Quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado” (Mateus 23:12)

Durante séculos a humildade tem sido elevada ao grau máximo entre as virtudes, sobretudo no que diz respeito à cristandade.
Junto dela sobreleva-se, como se sinônimo fosse, a simplicidade enquanto virtude.
Todavia, o significado que se lhes atribui não corresponde, na maioria dos casos, ao sentido e significado original de tais vocábulos.
A humildade é confundida com a parca situação econômica do ser humano a quem se destina tal alcunha, ou, por outra, á uma postura servil ou subserviente, para não dizer passiva.
Os textos bíblicos acima tem levado um grande número de Cristãos a entender que uma vida servil e passiva será recompensada e que uma Divindade se regozija com a humilhação (no sentido de degradação) de seus entes criados, e lhes premia por isso com a sua exaltação.
Cumpre dizer que a palavra humildade significa, em sua,  origem e literalidade “solo fértil” e vem de “húmus”, em sentido estrito, solo sobre nós.
Humus é aquele sobre solo que, posto pelo tempo (resto de folhas mortas, corpos, etc.) sobre o terreno, o torna fértil.
Humildade é, pois, a qualidade de estar aberto, fértil ao recebimento da “semeadura” ou de favorecer a sua fertilização.
É a notória questão entre a “xícara cheia” e a “xícara vazia”, entre os chineses, posto que aquele que se encontra com a “xicara cheia” não permite a introdução de nada mais em seu recipiente.
Assim como diziam os discípulos de Ramakrishna, “a graça do Senhor é como a chuva que cai sobre todo o vale, mas só brota e frutifica o solo fértil e semeado”.
Assim, humilde é aquele que se permite a semeadura e crescimento da vida que lhe outorga a natureza.
O seu oposto é aquele que cultiva o solo árido e seco, como se bastasse a si próprio, negando-se à vida e ao saber.
Quanto ao termo “simplicidade” ou “simples”, sua origem está no latim, “simplex”, e quer dizer único, único ou, até mesmo, ímpar.
É a qualidade daquilo que não é composto, e, dependendo da conotação, pode até ser um atributo negativo.
Positivamente falando, é aquele que  não comporta divisões e se liga, no nosso entendimento, á integralidade e indivisibilidade da essência, ou seja, do SER.
Resta-nos, ainda, esclarecer que o vocábulo “humilhar”, em face da raiz etimológica com “humildade” e  “húmus”, significa fazer-se humilde.
Se por vezes é dolorido este processo, este se deve à complexidade de se transformar solo árido e seco em um solo fofo e fértil, cheio de húmus.
Exaltar, do latim ex, que é um prefixo para designar “além” ou “acima”,  e altar de altura, quer dizer colocar-se além da própria altura.
Assim, aquele que for humilde, ou seja, que se permite fertilizar e frutificar, será colocado além da sua própria altura original e herdará o Reino dos Céus, que, segundo o Senhor Joshua, está dentro de nós (potencialmente), mas, dinamizado, será a nossa herança.
Em face disso, estará além da sua própria dimensão humana, para comungar com o Divino.
Entretanto, aquele que se exalta por se bastar, será feito humilde pelos processos da natureza, para que o seu solo seja fértil e o que existe em potencial seja dinamizado, quando ultrapassadas suas estreitas dimensões.
Humildade é questão de consciência.
É questão de PARAR, simplesmente, abrir-se, simplesmente, VIVER, simplesmente, ao invés de querer, debater-se, impor-se, desejar, fixar-se e obstinar-se em suas próprias convicções.
É entrar no mundo da real meditação e do encontro com o SAGRADO, que, encontrando solo fértil, fecunda, desenvolve e se estabelece na integralidade daquele solo penetrado pelo húmus.




3 comentários:

  1. O texto me passou o sentido
    da, humildade do ser simples;o simples leva à humildade e vice versa, penso eu.Me fez lembra a Sagradas Escrituras:Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.” (Mt, 20, 16a).A tolerância leva a humildade:''A primeira lei da natureza é a tolerância — já que temos todos uma porção de erros e fraquezas. (Voltaire)

    ResponderExcluir