quarta-feira, 22 de maio de 2013

CAPITALISMO, COMUNISMO, OUTROS ISMOS E A IOGA







Uma vez o Swami Vivekananda foi questionado quanto à forma pela qual a ioga poderia mudar o mundo. O Swami respondeu: “Quem vos disse que a função da ioga é mudar o mundo?” E prosseguiu que a meta era revelar-se, conhecer-se, por se ante o incomensurável.
O fato é que o mundo natural não foi criado pelo homem, mas a estrutura social e, digamos mundial o foi e essa, foi criada por ele e a isso chamamos, também, mundo.
Ele é fruto da mente concreta. Um conflito externo (desde a mais banal desavença, até a guerra mais violenta) não acontece sem que antes tenha nascido dentro do ser,
Todas as dores e incongruências da sociedade provêm dos conflitos e contradições da mente concreta.
O que chamamos de era agrária, nomadismo, era pré-industrial, era industrial (com todos os seus “ismos”: capitalismo, comunismo, anarquismo, etc.) e pós-industrial são frutos dessa mente limitada e limitante, dessa mente desgovernada e conflituosa.
Portanto, todas as suas soluções são ilusórias, temporais e conflituosas e não resolvem nenhum problema.
Somente uma mente pacificada e que se pôs diante do incomensurável, encontra a paz que as soluções ilusórias da mente concreta não nos proporciona.
A sociedade só muda se o ser, em seu íntimo, também mudar.



                                      Swami Satyananda

2 comentários:

  1. Há uma famosa frase do Teilhard de Chardin: "Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana."

    Nesse sentido, se vivêssemos, como humanos "só espiritualmente" não haveria razão para nos encontrarmos como humanos...

    Eu entendo que a sociedade só muda se o ser mudar, mas acho isso um pouco mais complexo.

    Parece de um lado que se poderia desprezar o "mundo humano", e pelo outro, parece que o mundo espiritual é sempre coisa de "religião ou de crença".

    Tanto desequilíbrio, que parece mais desinformação.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não pode, o que se deve fazer é jogar o jogo, mas consciente de que se trata de uma partida, sem apegos, foi o que Krishna disse para Arjuna no campo de Kukurushetra. Cumpra o seu dever, mas sem apegos. Lembre-se, tanto na guerra de Troia quanto no Mahabharatha haviam heróis de ambos os lados, justamente porque compreendiam isso.

    ResponderExcluir