quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Guru e o Chela II




O Guru e o Chela II



Parece estar claro que “guru” é a realidade transcendente interna, que se manifesta, podendo, todavia, repercutir externamente. Trata-se do real, que se manifesta sempre que a sombra da ilusão se manifesta.
Logo, a rigor, a idéia de guru e chela é ilusória, posto que é a pura manifestação do Uno que se faz dual por força do estágio mental individual.
Ninguém pode mudar ninguém, pois não existe o “transformar-se” em algo, mas apenas o eterno Ser, além do tempo e espaço.
Entretanto, insistimos na velha forma de ouvir de outrem (magister dix), o que fazer ou o que devemos nos tornar, o que faz de nossa existência uma constante insatisfação, frustração, competição, permeada por ansiedade por expectativas irrealizadas.
Vivemos o desejo do irreal e, portanto, irrealizável, quando basta olhar para si mesmo e a verdade se mostra.
Magister dix (o mestre disse), é um princípio falso de se atribuir autoridade a outrem e que nos conduz somente á infelicidade e frustração, dentro de um sistema ansioso e irrealizável, mas de pura ilusão.
Não podemos mudar a nós mesmos e menos ainda aos outros, mas tão somente encontrar a nossa realidade, sem nos impor a outrem, pois a ele  deve caber olhar para Si, com liberdade total.

2 comentários:

  1. Ainda sobre o falso Guru, achei esse trecho em outro blog hoje:

    "O dom do discernimento também é importante nestes dias, pois muita desinformação ainda é amplamente difundida.

    Apesar disso, esta desinformação desempenha um papel crucial para levá-los para sua própria verdade e encontrar tudo dentro de vocês.

    A mensagem deve ser encontrada no seu coração, que é o lugar dela e em nenhum outro lugar!"

    http://blogsintese.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sim, A essência espiritual que ali habita é o verdadeiro guru, só a luz interna pode dissipar as trevas da ignorância na qual está imerso o ser.

    ResponderExcluir