quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Razão Pela Qual o Nosso Sistema Pode Ser Chamado de Sarva Ioga

A Razão pela qual nosso Sistema pode ser Chamado de Sarva Ioga


A palavra ioga em sânscrito (yug) quer dizer, originalmente, jugo, ou seja, o instrumento que liga o boi ou o cavalo (animais de montaria em geral) ao carro.
Por isso se tornou sinônimo de união, mas não de uma união qualquer, mas daquela que trás utilidade e vida ao inanimado e, por conseguinte, harmonia.
A palavra “sarva”, por sua vez, também em sânscrito, quer dizer integral ou total e pode ser interpretada, também, como absoluta (o).
Assim, a expressão Sarva Ioga quer dizer ioga integral, total ou absoluta. Em outras palavras, união total, integral ou absoluta.
Como já foi dito, a Sarva Ioga foi concebida por Sri Sevananda Swami para o homem sul americano.
Deve-se questionar a razão disso.
Vamos considerar que a expressão “sul americano” é tão arbitrária quanto “latino americano”.
Sabemos que tal expressão foi cunhada pelos franceses na década de 50/60 do século XIX, quando pretendiam dominar o México, razão pela qual propuseram tal expressão a fim de criar uma identidade idiomática entre eles e os povos do México e América do Sul, a fim de justificar sua intervenção na região.
É próprio do povo dominante, presumir que o dominado ou sua presa se encontram no mesmo cadinho ou caldeirão. Raramente reconhecem as diferenças regionais ou as vertentes culturais e identificadoras dos grupos que compõem determinada área territorial, que os coloca muitas vezes, em posições opostas e inconciliáveis.
Em face disso, pode se presumir que a tentativa de elaborar-se um sistema dirigido a este povo é tão arrogante e despropositado quanto a postura colonialista acima.
Mas a Sarva Ioga não foi desenvolvida com base nos mesmos pressupostos acima.
O boom da era axial se deu sobre povos que não tinham, ainda, uma identidade cultural forte ou padronizada, o que é relativamente fácil de entender.
O que existe em comum entre os povos que hoje habitam a América do Sul não é a língua ou uma identidade padrão, mas, ao contrário, a ausência disso.
Mário de Andrade na sua obra “Macunaíma”, descreve o seu herói sem caráter, contraditório e confuso e que é mal interpretado.
Macunaíma não é mau caráter, mas sem caráter definido, o que é outra coisa.
 O povo brasileiro, com maior ênfase, assim como o sul americano em geral, tem formação em outros povos dos quais se desligaram culturalmente e vive um turbilhão incerto quanto ao padrão cultural.
Tudo isso permite que uma mensagem de espontaneidade e investigação quanto a mente, o que é mais difícil em relação a grupos que já tem cristalizado em si um caráter mental e psicológico que não lhe permite a mesma liberdade investigativa.
Assim, a sarva ioga que exige uma absoluta sinceridade, entrega, investigação impessoal e imparcial, destituída de visões obstinadas e preconcebidas, é mais adequada a este povo novo e emergente do que aos povos mais antigos e que já tem um perfil já padronizado e cristalizado.
Entretanto, não quer dizer que outros grupos não possam se beneficiar de sua

Nenhum comentário:

Postar um comentário