terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O Elefante Furioso


O Elefante Furioso

Certa vez Ramakrishna contou a seguinte parábola a seus discípulos, com a finalidade de demonstrar o quanto é necessário o equilíbrio entre a devoção e a racionalidade:

Um jovem monge perguntou a seu Mestre se Deus estava em tudo quanto existe, no qual este prontamente repondeu "sim, Deus está presente em todas as coisas e seres".

O discípulo, um devoto fervoroso e de coração puro, confiou plenamente nas palavras de seu Mestre.

Quando caminhava pela aldeia, a fim de esmolar, como mandava a regra dos Sannyasin indiano,  viu que um elfante furioso e descontrolado descia a ladeira destruindo tudo quanto se achava em seu caminho.

Atrás do paquiderme seguia correndo e aos gritos o seu tratador que bradava: "saiam da frente o elefante está furioso e descontrolado, cuidado".

Em face desse aviso, todos fugiam apavorados. O jovem monge, entretanto, refletiu, ora se Deus está em tudo, está em mim e também no elefante e, portanto, reconhecendo Deus em Deus, este não fará nenhum dano a Si próprio.

o tratador continuou a sua advertência, mas o monge não arredou pé, até que o elefante se aproximou, o agarrou pela cintura com a tromba e o atirou para longe, causando-lhe vários ferimentos.

Os aldeões carregaram o corpo do monge sem sentidos e o levaram ao Mosteiro, onde o abade, seu Mestre, começou a tratá-lo com desvelo, até que molhou seus lábios com gotas de leite fresco.

O jovem discípulo, com muitas dores, despertou e, perguntou ao abade: "Mestre, por que o elefante me atacou se Deus está em tudo? "Por que ele não ouviu Deus em mim? Deus não está em tudo?"

Então o Mestre prontamente respondeu: "Caro jovem, sim Deus está em tudo, em ti e no elefante, mas está também no tratador, então por que não  O escutaste no cuidador do elefante quando este o advertiu para que saisses da frente da fera?"

Para refletir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário